- Rinoceronte de Java- Restam apenas umas cinco dezenas, o que faz desta espécie o mais raro mamífero do planeta. Vive na Indonésia, daí o seu nome, e também no Vietname. Continua a ser caçado pelo seu chifre, e o seu território ameaçado pela crescente urbanização de áreas florestais.
- Peixe-gato-gigante do Mekong- Nativo do Sudoeste asiático, mais propriamente da região do Mekong, é procurado pelo seu enorme tamanho ( chegam a atingir os 200 kg ) , e embora esteja protegido em alguns países ( Tailândia, Laos e Camboja ) , continua a ser pescado noutros, restando apenas escassas centenas.
- Vaquita- É um dos mais raros cetáceos do mundo, e vive apenas no Golfo da Califórnia onde continua ameaçado pela facilidade com que é apanhado nas redes de pesca. Restam cerca de 200.
- Tigre de Sumatra- Como o nome indica vive apenas em Sumatra, na Indonésia, e só restam cerca de 600, vivendo já 500 em reservas protegidas, receando-se pelos 100 que ainda vivem nas florestas, estando estas ameaçadas pela expansão humana.Neste Dia Mundial da Terra aqui ficam algumas das espécies animais mais ameaçadas de extinção. Cada uma delas é irrepetível, mas tal parece não fazer cessar a cegueira humana.
Sem comentários:
Enviar um comentário