Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Telescópios: O passado e o Presente!

Telescópio que Galileu adquiriu em Pádua, em 1609.

Em Março de 1610, Galileu publicou o livro intitulado Sidereus nuncius (Mensageiro das Estrelas), nele descreveu algumas das suas observações.
Em primeiro lugar, verificara que "a superfície da Lua não é perfeitamente lisa, livre de desigualdades, nem exactamente esférica, como considera uma extensa escola de filósofos com respeito à Lua e aos demais corpos celestes; pelo contrário, está repleta de irregularidades, é desigual, cheia de cavidades e protuberâncias, tal qual a superfície da própria Terra, diversa por toda parte, com montanhas elevadas e vales profundos".
No livro descreve a descoberta de milhares de outras estrelas, além das observáveis a olho nu. No final fez uma revelação sensacional para a época:
"Fica a questão que se me afigura ser tida como a mais importante desta obra, isto é, a de eu revelar e publicar ao mundo o momento da descoberta e observação de quatro planetas nunca vistos, desde o começo do mundo até nossos dias". Galileu havia descoberto as quatro luas de Júpiter.
x
O maior telescópio do mundo fica na ilha de Gran Canaria, Espanha

http://geek42.org/wp-content/uploads/2007/07/c040714-02.jpg

Interior do telescópio de Gran Canaria, Espanha.


http://geek42.org/wp-content/uploads/2007/07/c040714-02.jpg

Sem comentários: