Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Abertura do Centro Mário Dionísio em Lisboa : 29 Set - 5 Out

ABERTURA DA CASA DA ACHADA-CENTRO MÁRIO DIONÍSIO


Na terça-feira 29 de Setembro 2009 às 18h, um ano exacto depois da sua fundação e dois dias depois das eleições legislativas, abre ao Público a Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, no centro de Lisboa.

Será inaugurada uma grande exposição de pintura e desenho de Mário Dionísio, com obras muitas delas desconhecidas (dos anos 40 aos anos 90) e de outros artistas que ofereceram obras a Mário Dionísio (entre eles, Portinari, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Júlio Resende, Júlio, José Júlio, Germano Santo).

Durante a Semana de Abertura (de 29 de Setembro a 5 de Outubro) serão lançados três livros (ver anexo) editados pela Casa da Achada-Centro Mário Dionísio:
- Entre palavras e cores - alguns dispersos (1937-1990) – textos de Mário Dionísio (co-editado com Livros Cotovia, publicado com o apoio da DGLB);
- Mário Dionísio, pintor – álbum da autoria de Rui-Mário Gonçalves;
- Um cesto de cerejas – conversas, memórias, uma vida – autobiografia de Francisco Castro Rodrigues, organizado, introduzido e anotado por Eduarda Dionísio (publicado com o apoio da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo).

A semana de abertura (ver programa em anexo) conta com a participação, entre muitos outros, dos encenadores e actores Luís Miguel Cintra, Jorge Silva Melo (que foram alunos de Mário Dionísio) e Antonino Solmer, do professor de ciências da educação Rui Canário (que foi aluno de Mário Dionísio), do crítico de arte Rui-Mário Gonçalves, da arquivista Natércia Coimbra (responsável pela inventariação e catalogação do espólio de Mário Dionísio), da realizadora Regina Guimarães, dos escritores Filomena Marona Beja, Miguel Castro Caldas e Eduarda Dionísio, dos arquitectos Francisco Castro Rodrigues, Pitum Keil do Amaral (que foram amigos de Mário Dionísio), Nuno Teotónio Pereira e José Manuel Fernandes, dos historiadores João B. Serra e António Reis (que foi aluno de Mário Dionísio), dos editores João Rodrigues e Vítor Silva Tavares, dos actores, actrizes e cantores F. Pedro Oliveira, Inês Nogueira, Sofia Marques, Diana Dionísio, Pedro Rodrigues.  

De França vem Margarida Guia, actriz, que tem divulgado nos seus trabalhos a obra de Mário Dionísio. De Itália, o sociólogo Peter Kammerer, a actriz Graziella Galvani, o fotógrafo e cineasta Giuseppe Morandi, o presidente da Lega di Cultura di Piadena Gianfranco Azzali e o grupo coral I Giorni Cantati.


O encerramento da Semana de Abertura, no dia 5 de Outubro, terá como tema central a República, uma vez que Mário Dionísio (1916-1993), de família republicana, nasceu seis anos depois da implantação da República, viveu a infância em regime republicano, que viu ser derrotado pela Ditadura que conduziu ao Estado Novo que até 1974 combateu.

Será durante a Semana de Abertura que o recém-formado Coro da Achada fará as suas primeiras actuações públicas, cantando canções com letra de Mário Dionísio, duas delas com música de Fernando Lopes-Graça, e outras canções que se relacionam com a vida, o tempo e os interesses de Mário Dionísio.    

A Direcção
da Casa da Achada-Centro Mário Dionísio     


     


--
Associação Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, nº 11 r/c - 1100-004 Lisboa
tel: 21 8877090
e-mail: casadaachada@centromariodionisio.org
página: http://www.centromariodionisio.org/
notícias: http://noticias.centromariodionisio.org/
mapa: http://www.centromariodionisio.org/localizacao.php

Sem comentários: