Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Citações - 62

(...) Algo de muito grave se passa quando o país suspira pela liberdade de imprensa dos tempos de Cavaco Silva.
Neste momento, Portugal tem um primeiro-ministro que mais depressa se demite por causa das finanças regionais do que por causa da liberdade de imprensa. Trata-se de um homem que quer ser primeiro-ministro para mandar na TVI. Mais do que a ofensa à democracia e à liberdade, o que não se lhe perdoa é a falta de gosto. E um insuportável centralismo: um homem que recebe do povo o poder de governar o país inteiro, mas que deseja sobretudo mandar em Queluz. O mandato que lhe deram nas eleições é manifestamente exagerado.
Apesar de tudo, Sócrates tem uma virtude inestimável: conseguiu fazer despertar um amor pela liberdade de expressão em quem nunca mostrou que lhe tivesse sequer amizade. É bonito que o espírito antidemocrático seja um veículo de democratização. Confuso, mas bonito.

- Ricardo Araújo Pereira, Liberdade de pressão, na Visão desta semana.

( E esta citação de mais uma crónica do R.A.P. é a 8000ª mensagem do Prosimetron )

6 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

Uma patetice do RAP. Naquela altura ainda não existiam TV's privadas, etc. A partir do governo de Cavaco, modernizou-se a informação, queiram ou não queiram. Da qual o RAP bem beneficia e de que maneira!

APS disse...

"Castigat ridendo mores."
A inteligência de RAP,aliada ao seu fino sentido de humor,"nesta apagada e vil tristeza", são para mim, um motivo de esperança e alegria nesta nova geração.

LUIS BARATA disse...

Caro Nuno: Todos nos lembramos dos telefonemas do Dr.Marques Mendes para a RTP durante o consulado cavaquista, e se é verdade como dizes que o panorama melhorou com o advento das tv's privadas e o próprio meio onde estamos, também não é menos verdade que o Rui Gomes da Silva, ministro da tutela no Governo Santana, bem pressionou para tirar o Marcelo da TVI.
A tentação de controlar os media é tranversal ao espectro político do arco do poder.

Quanto ao RAP, nem sempre estou de acordo com o que escreve, desde logo pelo seu alinhamento político que nunca escondeu, mas reconheço ser o autor de alguma da melhor escrita humorística dos últimos anos.

MR disse...

Grande RAP!

MR disse...

Luís,
Já no que se refere ao seu alinhamento clubístico...
:)

LUIS BARATA disse...

Como qualquer bom chefe de família :)