Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A minha candidata...

Cumprindo pela minha parte o repto lançado, aqui fica a minha candidata a substituir a "pobre" Lucrécia Bórgia na capa do dito livro do Simon Montefiore. Já expliquei (em Novidades-111) porque entendo ser injusta a presença de Lucrécia, enquanto que Elizabeth Bathory ou Erzébet se preferirem a grafia húngara, merece muito mais estar ao lado daqueles senhores. Centenas de raparigas pereceram às mãos da condessa Bathory que acreditava que banhando-se no sangue delas manteria a beleza e juventude. Foram muitos banhos e prévias torturas até finalmente ser presa e emparedada viva. Aqui fica um documentário tirado do Youtube que dá uma ideia da "carreira" da senhora. Biografias, filmes ( sobretudo de terror, pois claro ) e romances à volta desta condessa sanguinária há muitos para quem tiver um estômago forte...
E agradeço uma vez mais ao nosso APS ter-me lembrado esta "dama" que inexplicavelmente não me tinha surgido logo apesar de recentemente ( na sequela de Dracula escrita pelo Dacre Stoker ) ter lido sobre ela.

Sem comentários: