Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Será Alexandria?


Acerca da Biblioteca de Alexandria encontrei estas duas notícias que transcrevi:
"Incendiada por duas vezes, em 48 a.C. e 390 d.C., pela turba alexandrina que cercava César e por grupos de fanáticos cristãos, respectivamente, a Biblioteca de Alexandria sobreviveu ainda mais alguns séculos. Até que, aquando da conquista árabe de Alexandria (641 d.C.), foi totalmente destruída.

A este respeito existe uma pequena lenda, que exemplifica na perfeição a forma como o fanatismo e a intolerância podem cegar as pessoas: na sequência da retirada bizantina e da conquista árabe de Alexandria, foi perguntado ao comandante da força invasora o que fazer à biblioteca e às centenas de milhar de pergaminhos que constituiam o seu recheio. Este respondeu: "Se os livros contêm ensinamentos contrários ao sagrado Corão, não fazem falta e devem ser destruídos; se, por outro lado, contêm ensinamentos que o Corão já contém, não fazem falta e devem igualmente ser destruídos". E assim foi: durante vários meses, os banhos públicos de Alexandria foram aquecidos com a combustão de centenas de milhar de pergaminhos, muitos deles únicos e insubstituíveis. Foi um fim trágico e lamentável para documentos até então cuidadosamente preservados ao longo de séculos ou mesmo milénios, por governantes egípcios, babilónios, assírios, macedónios e romanos."

3 comentários:

Raptante disse...

Jad,
Dentro de 45 minutos o Raptado saberá.

APS disse...

É interessante constatar como uma "coisa" inerte (livros)pode despertar tanto ódio ou tanta paixão, tanto afecto ou tanta violência. Porque depois também houve fogueiras da Inquisição e do nazismo.E,doutra maneira,Serajevo.

LUIS BARATA disse...

Jad: Tens de ver o Ágora.