Prosimetron

Prosimetron

domingo, 18 de abril de 2010

Monumentos: O Convento de Cristo em Tomar

Optei pelo Convento de Cristo em Tomar, pertença da Ordem dos Templários. Fundado em 1162 por D. Gualdim Pais, Grão-Mestre dos Templários, este monumento nacional integra-se perfeitamente no conjunto de obras arquitectónicas mais notáveis a nível europeu.
Tive oportunidade de rever o convento há pouco tempo, e com muita satisfação verifiquei que um dos ex-libris foi objecto de profunda recuperação: a Charola.

O guia do lazer do Público informa-nos do seguinte: A Charola (nave de igreja que rodeia o coro e o altar-mor), em forma octogonal, baseou-se no estilo de mesquitas sírias que os cavaleiros da Ordem do Templo trouxeram e aplicaram no Ocidente. Oratório dos Templários, a Charola foi adaptada a capela-mor do Convento de Cristo no início do século XVI.
Nesse mesmo século, D. Manuel ordenou a sua decoração com esculturas, pinturas e outros elementos de estilo manuelino. Nas paredes da Charola subsistem ainda pinturas sobre madeira constituídas por painéis como "A Entrada de Jesus em Jerusalém", "O Pedido do Centurião", "A Ressurreição de Lázaro" ou "A Ascensão".


3 comentários:

ana disse...

Parabéns pela sua escolha,também está na minha lista, é um dos da minha eleição, mas como o visito-o com regularidade não o coloquei. A Charola é magnífica! :)

ana disse...

emende-se: como o visito...

MR disse...

Também gosto! Já o vi depois da recuperação da Charola, que está um espectáculo.