Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 20 de abril de 2010

Um Santo Mártir em Lisboa…

Aproveitando uma das minhas idas à Universidade Católica passei pelo Palácio da Ajuda. Ao dirigir-me para Lisboa Ocidental fui à Bénard e à Basílica dos Mártires. Na Basílica fiquei a saber que o dia 19 de Abril é consagrado ao Santo Expedito. Apercebi-me, então, que o Prosimetron nasceu no dia dos festejos do santo. Sabiam ?
x
Santo Expedito



Santo Expedito foi um chefe militar da XII Legião Romana que se destacou na defesa do distrito de Melitene, na Capadócia, sede de uma das províncias romanas da Arménia, no final do século III. A legião que comandava defendia as fronteiras orientais dos ataques dos bárbaros asiáticos.

O santo acabou por se converter ao cristianismo bem como os seus homens o que lhe valeu a perseguição do Imperador Diocleciano que o mandou flagelar e decapitar no dia 19 de Abril de 303 d.c.
Deixando a vida devassa que levara acabou por se tornar um mártir cristão.

Sem comentários: