Prosimetron

Prosimetron

domingo, 16 de maio de 2010

Charles Perrault

Um dos mais afamados escritores de contos infantis, adaptados da tradição popular, morreu em Paris a 16 de Maio de 1703. Tinha nascido, na mesma cidade, em 12 de Janeiro de 1628.

Ma Mère l'Oye (1697), numa edição ilustrada por Gustave Doré (1861).

Este livro inclui os contos: «La Belle au Bois Dormant », «Le Petit Chaperon Rouge», «Barbe Bleue», «Le Chat Botté», «Les Fées», «Cendrillon ou la petite pantoufle de vair», «Riquet à la houppe» e «Le Petit Poucet».



«Ma mère-grand, que vous avez de grandes jambes? C’est pour mieux courir, mon enfant. Ma mère-grand, que vous avez de grandes oreilles? C’est pour mieux écouter, mon enfant. Ma mère-grand, que vous avez de grands yeux ? C’est pour mieux voir, mon enfant. Ma mère-grand, que vous avez de grandes dents. C’est pour te manger. Et en disant ces mots, ce méchant Loup se jeta sur le Petit Chaperon rouge, et la mangea.»

Com um agradecimento ao Jad, que me soprou esta efeméride por e-mail.
Amanhã talvez saia qualquer coisa sobre Perrault em Portugal.

2 comentários:

Jad disse...

Versões mais modernas: Avózinha, porque tens uns dedos tão compridos? Para tocar melhor piano .

MR disse...

Essa não sabia... Adaptações aos tempos modernos...