Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dia Internacional dos Museus

É já amanhã e comemora-se em todo o mundo. Que tal aproveitar para ficar a conhecer alguns dos museus mais curiosos do planeta? Aqui vão alguns exemplos:

Museu dos Sapatos, Toronto
Como não podia deixar de ser apresenta-se em forma de caixa de sapatos e exibe uma incrível colecção de sapatos de todas as épocas. Do acervo constam modelos que calçaram Imelda Marcos, Diana de Gales, Elton John, Marilyn Monroe ou Bob Hope.

Museu dos WC's, Delhi
Um curioso espaço que mostra a história da higiene pessoal recordando como foram as primeiras casas-de-banho...

Museu Ripley's Believe It or Not, Londres
Reúne mais de 500 objectos bizarros que vão desde um bezerro de duas cabeças (a imagem da vinheta) passando por exemplos de requintes de malvadez como as cabeças humanas mirradas. A proeza coube aos índios jíbaros do Equador que depois de capturarem os seus inimigos cortavam-lhes as cabeças. Eram encolhidas e serviam de adornos.

Museu Meguro Parasitological, Tóquio
Conhecido por "Paraíso do nojo" este museu dá-nos a conhecer toda a casta de parasitas; como vivem, se reproduzem ou que doenças e infecções terríveis causam nos organismos hospedeiros.

Museu da PSP, Loures
Também não o conheço mas diz quem já lá foi que merece uma visita. Entre as peças exibidas, pode ver-se a bala que em 1982 atingiu João Paulo II em Portugal ou artefactos dignos de autênticos James Bond à portuguesa.

2 comentários:

ana disse...

Desconhecia estes museus!
Gostei de saber que existem, embora, o dos parasitas deva ser horroroso...:)

MR disse...

Os dois primeiros devem ser interessantes, o primeiro digno das minhas "Elegâncias"...
Não sabia que havia um Museu da PSP, em Loures. Qualquer dia vou visitá-lo. Gostei bastante de ver o Museu da Polícia de Paris, de que falei aqui no blogue.