Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Eau de Lubin


Cartaz de Eugène Grasset (1845-1917)
Um dos anúncios do catálogo de perfumaria que apresentei há dois dias dizia respeito à Eau de Lubin. Como desconhecia tal perfume, fui tentar encontrar alguma coisa sobre ele. Fiquei então a saber que a Eau de Lubin foi criada em 1798 por Pierre François Lubin. Tendo alcançado grande sucesso com a sua Eau Vivifiante, criou fragrâncias para a imperatriz Josefina, Pauline Bonaparte, Princesa Borghese, Maria Amélia (última rainha da França*) e para Alexandre I da Rússia. Ainda labora.
http://ray32.kazeo.com/Lubin-la-maison,r76724.html

* última rainha dos Franceses (ver comentários).

8 comentários:

Jad disse...

A experimentar.

MR disse...

Temos Max Ernst a comentar?

LUIS BARATA disse...

Só uma precisão: Maria Amélia foi rainha dos Franceses, não exactamente rainha de França.Luís Filipe ao subir ao trono assumiu a designação de rei dos Franceses desde logo para assumir uma nova legitimidade por oposição aos primos Bourbons que tinha ajudado a destronar.

MR disse...

Luís, por acaso li rainha dos Franceses, mas eu, estupidamente, mudei para rainha de França. Pensei que era engano. Não há como os especialistas...

MR disse...

Penitencio-me.

MR disse...

Mas nada de me dizer que não posso colocar mais nada sobre a República. :)

LUIS BARATA disse...

Deus me livre de proibir o que quer que seja! Para isso temos os republicanos actuais que proíbem referendos sobre o regime (república/monarquia)e se recusam a alterar a Constituição nessa parte.

Este caso "dos Franceses"/"de França" é mais um bom exemplo de como "as palavras não são neutras".

MR disse...

Por acaso nos outros países não está instuído o tipo de regime nas respectivas constituições? É uma pergunta, não sei, mas parece-me um ponto fundamental estar.