Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 17 de maio de 2010

No Dia Internacional Contra a Homofobia - 1

Neste dia é-me difícil não pensar em Matthew Shepard (1976-1998), o estudante de Ciência Política da Universidade do Wyoming brutalmente espancado e deixado para morrer preso a uma vedação, acabando por morrer num hospital devido aos terríveis ferimentos. Foi numa noite fria de Outubro de 1998 e o único motivo dos assassinos foi Matthew ser homossexual.
A morte deste jovem de 21 anos acabou por ter efeitos ao nível legislativo e da opinião pública, levando a que fossem aprovadas leis mais severas contra os chamados hate crimes, os crimes baseados no ódio, no ódio ao que é diferente- cor de pele diferente, religião diferente ou orientação sexual minoritária. Não esquecerei também nunca os inconsoláveis pais de Matthew, que no fim do julgamento dos assassinos do filho foram decisivos para que não fosse aplicada a pena de morte aos jovens que lhes tiraram o filho de tão selvática maneira. Um exemplo de humanidade no meio de um terrível sofrimento.
A vida e morte de Matthew deram origem a livros, filmes e peças, uma delas até representada há cerca de dois anos no Teatro Maria Matos.

3 comentários:

MR disse...

Desconhecia.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Vi a peça no Maria Matos, foi impressionante e comovente

ana disse...

Não conhecia a peça. Todos os movimentos violentos contra minorias me repugnam!