Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 4 de maio de 2010

Um baile imperdível

Hubert de Givenchy, estrela intemporal da alta costura parisiense, continua em plena actividade: aos 83 anos, organizou uma exposição, intitulada Cristobál Balenciaga, Venet, Givenchy au Château de Haroué que se inicia esta sexta-feira, 7 de Maio. O magnífico castelo de Haroué, situado próximo de Nancy na Lorena francesa, acolherá, até 17 de Agosto, 40 vestidos “Haute Couture”, criados por estes três estilistas. Entre as belas peças expostas, encontram-se o vestido de casamento da Rainha Fabíola da Bélgica de 1960, da autoria de Balenciaga, bem como o lendário vestido preto de Givenchy que Audrey Hepburn (que hoje faria 81 anos) usou em Breakfast at Tiffany’s em 1961.

Este espólio, já em si digno de elevadíssimo respeito, é enriquecido pela grandiosidade do local do acontecimento: Château Haroué, construído em 1720, foi concebido com o intuito de reproduzir as divisões do calendário: 365 janelas, 52 chaminés, 12 torres e quatro pontes completam este extraordinário imóvel, pertença da família Beauvau-Craon hoje em dia. Os salões do primeiro piso que albergam a exposição, deslumbram pela qualidade do mobiliário real, considerado um dos mais bem preservados em toda a França.

Quer a anfitriã, a Princesa Minnie de Beauvau-Craon, quer Hubert de Givenchy, mostram-se com grande entusiasmo: segundo Givenchy, a exposição equivalerá a “um baile numa casa particular”. Haverá dúvidas?
Imagens: Rainha Fabíola, foto Life Magazine; Audrey Hepburn; Hubert de Givenchy

2 comentários:

João Mattos e Silva disse...

até que dava um pézinho de dança nesse baile...

LUIS BARATA disse...

Todos a Haroué!