Prosimetron

Prosimetron

sábado, 25 de setembro de 2010

barítono João Veiga (1843-1881)

Hoje também fui até à Rua Anchieta, por onde andaram outros prosimetronistas. Numa caixa de fotografias, onde deixei algumas que também poderia ter comprado, encontrei duas que me acompanharam até casa.
Aqui fica a primeira.

A foto lembrou-me um Edgardo, de Lucia de Lammermoor, uma das óperas imortais de Gaetano Donizzetti.

A foto (162x112 mm), impressa por pigmentos de carbono, de corpo inteiro, representa um actor (pelo menos assim parece, pela maneira de vestir) em pose.
A foto é de um fotografo piemontesino activo, em Turim, no ano de 1869. O estúdio "Marchetti Fotografo" pertencia a ALCIBIADE MARCHETTI, sito na Via S. To[m]maso, 19, Torino.

Foi, contudo enviada de Milão, para Portugal (?), para "Eduardo Coelho" (será o jornalista (?) fundador do Diário de Notícias), conforme se encontra na dedicatória manuscrita no verso da foto:
"Ao Ill.mo Snr. Eduardo Coelho, em signal de sentido reconhecimento e gratidão pelo muito que me tem animado na carreira que encetei.
a) J. A. Ferr.ª da Veiga
Milão 22 de Março 1869"

Quem seria este J. A. Ferreira da Veiga?

Não encontrei rasto nos primeiros livros que procurei. Na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, vol. 34, procurando no voc. "Veiga", encontrei assinalado um João Veiga, "possuidor de uma bela voz de barítono, foi para Milão, onde estudou a arte teatral com o barítono Corsi. Estreou-se naquela cidade a 20-XII-1879, cantando a Favorita e obtendo um enorme triunfo. [...] Alcançou grande notoridade em toda a Itália, tendo como autores predilectos Donizzetti, Verdi e Manzochi".
Tudo apontava para que fosse o mesmo, excepto a data da estreia, ocorrida 10 anos depois da que se encontra manuscrita na foto.
Mas fiquei sem qualquer dúvida depois de saber, pela mesma Grande Enciclopédia, que "João Veiga" era irmão de José Augusto Ferreira da Veiga, visconde de Arneiro. (Curiosamente este irmão não vem assinalado no "Genneall.pt").
Não tenho dúvidas de que se trata do nosso "barítono" nos seus primeiros tempos de artista, em que ainda usava todo o nome de família.

9 comentários:

MR disse...

Eu nunca tinha ouvi falar em tal cantor. E vamos ter mais fotos?
Parece que andámos entre barítonos e tenores...
Agora deixei o tenor e fui até à diva dos árabes, Oum Kalthoum.

MR disse...

Hoje não comprei nada na Rua Anchieta. Fui gastar uns dinheirinhos na FNAC.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Viva a Rua Anchieta!

LUIS BARATA disse...

É estranho o Genea não mencionar tal irmão. O Eduardo Coelho é de certeza o do jornal, pai da infeliz Maria Adelaide.

MR disse...

Quanto ao Genea...
Até já fui um ano assinante, mas aquilo a que tinha acesso como assinante não era nada de mais significativo que aquilo a que todos podemos ter acesso. Ou então tive pouca sorte nas minhas buscas...

Jad disse...

Respondendo ao Luís. Também fiquei com a dúvida, por isso coloquei a questão. Mas ou a Grande Enciclopédia "inventou" este irmão... Não creio ser confusão entre João e José dado serem indicadas datas de nascimento e morte (O José, que para além de Visconde foi Músico e emprezario no S. Carlos, nasce em 1838 e só morre em 1903)

MR disse...

Se o josé foi empresário do teatro de S. Carlos, ver a obra de Mário Moreau. Estou com preguiça...

JOSÉ MOÇAS disse...

Descobri por acaso está página quando fazia uma busca sobre o nome Veiga. Não se se me pode dar mais informações sobre este cantor, já que no ano de 1900 foram feitos 12 registos em discos Berliner em nome de Veiga, acompanhado á guitarra. Como nesta época eram normalmente os cantores líricos e de teatro de revista quem gravava, penso que essas gravações devem ser desse João Veiga. Grato pela ajuda.
José Moças

JOSÉ MOÇAS disse...

Depois de escrever o meu comentário é que verifiquei que o João Veiga terá morrido em 1881. Terá de ser outro, as minhas desculpas.