Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Biografias, autobiografias e afins - 81

Esta Empire of Dreams do Scott Eyman, conhecido historiador do cinema, é uma biografia ( publicada pela Simon&Schuster ) de Cecil B. De Mille, um dos "construtores" de Hollywood, já que durante 50 anos foi um dos homens mais poderosos do cinema norte-americano e, por extensão, mundial, como produtor e realizador muito bem sucedido comercialmente. Hoje em dia, os seus filmes são encarados como pastelões, especialmente os bíblicos, mas a verdade é que continuam a ser passados nas televisões do planeta, em vários continentes. Na época, foram o que se sabe- fonte de enormes receitas e prémios.

E é ao cineasta das multidões que é dirigida uma das mais conhecidas frases fílmicas, naquele que é um dos meus filmes preferidos e um dos melhores jamais feitos sobre o próprio cinema. Falo do final de Sunset Boulevard, o genial filme de Billy Wilder, quando Gloria Swanson ( Norma Desmond, a actriz envelhecida e desfasada já da realidade) toma conta do écran como noutras fitas de outras décadas:


5 comentários:

MR disse...

Deve ser bem interessante.

LUIS BARATA disse...

Se se clicar nas imagens que aparecem no rodapé do vídeo tem-se acesso a outros vídeos, designadamente entrevistas com Gloria Swanson. A primeira, em que ela fala das cenas que rodou com leões (verdadeiros, e mais ou menos treinados...) é hilariante.

Também estou com vontade de ler esta biografia, mas com uma pilha tão grande à frente nem tenho coragem de encomendar.

LUIS BARATA disse...

E o "realizador" desta última cena é outro monstro sagrado de Hollywood: Erich von Stroheim.

APS disse...

Há pouco, vi um "remake" desta cena famosa no "Sweet bird of Youth",com o Paul Newman e a Geraldine Page na figura da G. Swanson.

LUIS BARATA disse...

Com guião de T.Williams, se bem me lembro, e Newman no auge da sua beleza.