Prosimetron

Prosimetron

domingo, 19 de setembro de 2010

Corpo

Estado, Medicina e Sociedade no tempo da I República

«O que aqui se dá a conhecer ao público não pretende ser uma história da medicina entre 1910 e 1926, mas uma visão da medicina na história desse período Com isto quer-se significar que, ao invés de uma mostra mais centrada nas grandes figuras da medicina da época, nos seus percursos científicos e académicos, nos sucessos clínicos e cirúrgicos, a exposição concentra-se na relação dos médicos e do seu saber com a sociedade e não esquece as doenças e as políticas de saúde no contexto da I República.» (Maria Rita Lino Garnel - Corpo, p. 7)






Maleta de médico.

Achei esta exposição - como exposição - mais bem conseguida que a Viajar. Pelo menos tem mais alguns objectos para vermos. Porque, para mim, ver uma exposição é vermos alguns objectos, quadros, etc., senão sentamo-nos no sofá a ver as reproduções num livro. Ou vemos um filme.
Mas continua o amontoado, a que eu já me tinha referido na Viajar: não há aqui um espacinho livre para podermos respirar.

Está no Torreão Poente da Praça do Comércio, até dia 5 de Outubro, todos os dias, entre as 10h00 e as 18h00, com entrada livre. Já aqui disse, quando falei da Viajar, que ao menos um dia na semana poderia ficar aberta até às 23h00, principalmente tendo em conta a época do ano.
O catálogo vale a pena e custa €15,00.

Sem comentários: