Prosimetron

Prosimetron

domingo, 5 de setembro de 2010

Salzburgo e o seu festival: 2002 - 2010


Ao longo de toda a sua história, o Festival de Salzburgo tem vindo a apostar em jovens talentos. Constituído em 2002, o Young Directors Project (YDP) abre a plataforma das jornadas a artistas jovens nos campos da realização e encenação, graças ao apoio financeiro da Montblanc.
O Young Singers Project (YSP) emergiu em 2008 como uma autêntica máquina geradora de cantores promissores. Patrocinado pelo Crédit Suisse desde 2010, assegura a criação de uma nova geração para o futuro.


A primeira década do novo milénio consolidou a posição cimeira de Salzburgo no panorama internacional da música clássica. A actual Direcção, composta por Jürgen Flimm, Helga Rabl-Stadler e Gerbert Schwaighofer, congratula-se, em conjunto com os restantes organizadores, de registar um balanço excelente para 2010: a 90ª edição orgulha-se de 250 000 espectadores que, em seis semanas, contribuíram para um total de de 24,5 mio. € de vendas de bilhetes.

Com estes dados financeiros recentes, despede-se aqui o breve historial do Festival de Salzburgo. A concluir e a festejar os 90 anos, seguem Anna Netrebko e Rolando Villazón em Brindisi, libiamo ne’lieti calici de La Traviata de Verdi, na produção da edição de 2005.
Imagens: Anna Netrebko e Ildebrando d'Arcangelo, cantores "habitués" do Festival de Salzburgo


2 comentários:

MR disse...

Vielen Dank!

ana disse...

Belíssimo final!
Agradeço também. :)