Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Do Atlântico aos Urais ou A importância dos canalizadores

Canalizador- uma profissão que nunca está na lista das com maior prestígio, mas quem já precisou dum praticante numa situação de aflição bem sabe a importância ( e o preço... ) deles. Ainda recentemente, a minha madrinha ficou sem palavras perante a conta e a arrogância de um sr.canalizador. Mas quando se tem a cozinha inundada, é pagar e não bufar...
Tudo isto a propósito de um artigo que li numa revista económica sobre a migração intensa destes e semelhantes profissionais qualificados. Começava na Polónia, onde não é possível encontrar canalizadores polacos pois ques estes estão no Reino Unido e noutros países mais ocidentais. Então quem resolve os problemas dos polacos? Pois são os canalizadores ucranianos. E na Ucrânia quem faz tal serviço? Ora, são os canalizadores cazaques, enquanto que no Cazaquistão quem se ocupa destas tarefas são os importados canalizadores quirguizes. E quem vai para o Quirguizistão? São os canalizadores chineses, que são muitos e estão perto.
A globalização, como nunca a tinha lido. E dei por mim a pensar, dado o estado do país, para onde irão os canalizadores portugueses nos próximos anos e quem os substituirá.

Sem comentários: