Prosimetron

Prosimetron

sábado, 30 de abril de 2011

Livros de cozinha - 48


RECEITAS COM CERVEJA
M. Margarida Pereira-Müller
Colares: Feitoria dos Livros, 2011
€14,70

Conta a lenda... que a cerveja teria nascido por acaso, há 6000 anos, graças à técnica de fermentação dos cereais praticada pelos sumérios. Os egípcios foram aperfeiçoando a sua produção e no século XII a.C. o faraó Ramsés passou a ser conhecido como o «faraó-cervejeiro» depois de ter doado aos deuses no Templo de Amon 466308 ânforas de cerveja, o que equivalia a um milhão de litros proveniente das suas cervejeiras.
A cerveja tem atravessado os séculos, mantendo a tradição do seu consumo, a que os
monges associaram a qualidade de fortificante. Com a industrialização desenvolveu-se a pesquisa científica que confirmou que a abundância de silício incrementava o processo de mineralização dos ossos. A generalização do seu consumo implementou a diferenciação da oferta de vários tipos de cerveja, descritos neste livro. Uma breve obordagem da história das cervejas portuguesas permite-nos a identificação das características de cada uma, de forma a responder à evolução do mercado.
Por sua vez a gastronomia associou a cerveja como ingrediente poderoso desde as
sopas e entradas, aos pratos de mariscos, de carne, dos legumes aos doces e bolos e às bebidas desde o poncho ao bloody mary de cerveja e ainda enriquecendo o sabor no fabrico do pão.
Neste livro, Margarida Pereira-Müller apresenta mais de uma centena de receitas onde a cerveja é a protagonista.

(Da nota do Editor)

2 comentários:

LUIS BARATA disse...

A minha mãe faz um saboroso frango com cerveja. E ando com saudades dele...

MR disse...

Só hoje vi este comentário. Também há muito tempo que não como esse frango - sé é que é a mesma receita. :-)