Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Biografias, autobiografias e afins - 103

Uma biografia que faltava, sobre uma mulher excepcional : D.Maria Adelaide de Bragança, Infanta de Portugal, a única neta viva do Rei D.Miguel ( por via de paternidades tardias e da sua longevidade ) que em 2012 fará 100 anos. Uma mulher que muito admiro, não pela sua ascendência ( quantas princesas não nos dizem nada e não deixaram marca na História ? ) mas pelo seu percurso de vida : resistente anti-nazi na Áustria, perseguida pela Gestapo e salva in extremis pela intervenção de Salazar, podia ter levado uma "vida de salão" quando veio para Portugal. Mas não foi o caso, tendo tido ao invés uma vida dedicada aos mais desfavorecidos na Outra Banda ( Fundação Nuno Álvares Pereira, na Trafaria ).
Não é uma biografia no sentido habitual, antes uma narrativa biográfica, escrita pela Raquel Ochoa e editada pela Oficina do Livro.
Espero que alguns preconceitos possam ser vencidos, e melhor conhecida entre nós esta vida que atravessou o século XX e continua, com lucidez, no século presente.

5 comentários:

MR disse...

Talvez leia.

MR disse...

Posso requisitá-lo à Biblioteca da Alameda?

LUIS BARATA disse...

Claro que sim :)

Miss Tolstoi disse...

Espera-se que mais útil do que a da actual duquesa de Cadaval.
Luís Barata, viu um programa na RTP1 em que ela se passeava por Évora com um cão, sorria muito e dizia que tinha uma vida de princesa? E mais uns risinhos.
E escreveu um livro sobre Maria Pia. Deve ser uma beleza. Ou teve a mão de um(a) escritor(a) fantasma...

MR disse...

Também vi esse «tesourinho deprimente». :)