Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Em torno de Don Carlo - uma nova vinheta


No seguimento da vinheta anterior e como é do conhecimento geral, narra a lenda que Dom Carlos e Isabel de Valois, sua madrasta, terão vivido uma paixão intensa o que motivou Friedrich von Schiller a escrever o drama “Don Carlo”, estreado em 1787. O noivado oficial entre os dois desfez-se, quando as negociações de paz entre Espanha e França conduziram ao matrimónio da princesa francesa (que contava 14 anos) com Filipe II, rei de Espanha e pai de Dom Carlos, em 1559.
Isabel, filha primogénita de Henrique II e Catarina de Medicis, foi a terceira esposa de Filipe e vinha a falecer apenas aos 22 anos ao dar à luz o seu quinto filho. A fotografia aqui apresentada, vinheta para os próximos dias, mostra-nos a soprano russa Marina Poplavskaya no papel de Isabel (Elisabetta) de Valois na super-produção de Don Carlo do Royal Opera House londrino em Junho de 2008.

2 comentários:

MR disse...

Parece mais credível no papel do que Elizabete Matos, na produção que está no S. Carlos. Mais uns aninhos e víamos, em palco, os duques de Alba.
Para já não falar do horror de ver um Filipe II com uma farda estilo Eduardo VII; um Filipe II a calçar peúgas e outras modernices do género.

ana disse...

Filipe,
Boa noite. Gostei da nova vinheta.
:)