Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O último segredo


Ainda não li. Sei que foi apresentado no dia 21 de Outubro de 2011, uma sexta-feira.
Uma semana depois perguntaram-me:
- Já leu O Último Segredo, escrito por José Rodrigues dos Santos? Nele morre uma Professora de Paleografia da Universidade Nova de Lisboa!
- Não, não li!, respondi; vou comprar!
- Mas olhe que já esgotou a 2.ª edição!

Entrei hoje na FNAC e encontrei uma "estante" especial só para O Último Segredo. Apresentava o grande êxito da temporada. 5 edições em 15 dias, noventa mil exemplares...

Mas, qual não é o meu espanto. Na mesma "estante" havia exemplares da 1.ª edição; da 2.ª; da 3.ª; da 4.ª; e da 5.ª. Afinal, não estava esgotada nenhuma das edições.



Já me tinham falado que o grande segredo de algumas editoras era esse mesmo. Imprimir logo, no mesmo dia, em tiragem mais ou menos pequenas, consoante a espectativa que tinham do mercado, diferentes edições da mesma obra. Por um lado a impressão ficava quase ao preço da chuva; e por outro, é uma grande estratégia comercial: a indicação de que um livro tem 3, 4 ou 5 edições, 90.000 exemplares (pensando que se esgotaram as edições anteriores), cria um complexo de culpa perante um leitor atento: Puxa! como é que eu ainda não li esta obra! 










4 comentários:

hmj disse...

Para JAD:
Espantoso!!! A estratégia editorial deve fazer inveja ao "nosso Álvaro", ME.

LUIS BARATA disse...

Também tive semelhante espanto quando há dias dei pela "3ªedição" desta obra que é um requentado apimentado de temas e debates que já levam algumas décadas nos meios teológicos e hermenêuticos. Jesus era judeu? Pois claro que era,desde logo por ser filho de uma judia. E vou ficar por aqui quanto às "descobertas" do autor.
Achei graça à morte da prof.de Paleografia da Nova, até por Rodrigues dos Santos dar aulas nessa mesma universidade...

Filipe Vieira Nicolau disse...

As "descobertas" do autor devem ser um disparate pegado...

MR disse...

:-) para HMJ.

Já tinha visto várias edições à venda simultâneamente, mas em livrarias diferentes. Assim... é espectacular. E falta de atenção da Fnac. :-)