Prosimetron

Prosimetron

domingo, 6 de novembro de 2011

Heinrich von Kleist (1777 - 1811)

As comemorações por ocasião do bicentenário da morte de Heinrich von Kleist continuam a decorrer em vários teatros da Alemanha. Uma das iniciativas mais esperadas realiza-se no Teatro Maxim Gorki de Berlim, onde, no âmbito de um festival especial, serão representados os oito dramas do poeta e dramaturgo até ao dia 21 de Novembro.

O recinto deste teatro emblemático na magnífica avenida Unter den Linden foi convertido num pequeno “universo Kleist”: a dupla artística Hoefner & Sachs concebeu um labirinto no jardim, em alusão ao drama “Príncipe de Homburgo”, a última obra de von Kleist, escrita poucos meses antes do seu desaparecimento. No átrio, encontra-se um castelo medieval que recorda o cenário da fortaleza da novela Michael Kohlhaas – o rebelde.

Heinrich von Kleist (1777 – 1811), considerado hoje em dia um dos poetas mais importantes entre o Classicismo e o Romantismo, suicidou-se, juntamente com a sua amiga Henriette Vogel, a 21 de Novembro de 1811, junto ao lago Kleiner Wannsee, próximo de Berlim.

Imagens: retrato de Heinrich von Kleist; Teatro Maxim Gorki em Berlim (extraído de www.Berlin-Bilder.com)

1 comentário:

ana disse...

Filipe,
Grata porque não conheço este dramaturgo. Apreciei sobremaneira esta postagem. :)