Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Bicentenário de Charles Dickens - 5

Frank Reynolds (1876-1953) - Pickwick saindo da casa de Dickens, em Londres

«Tenho sempre comigo um único livro - As aventuras de Pickwick».
Excerto de um texto de Fernando Pessoa (1910?)

«Ter já lido os Pickwick Papers é uma das grandes tragédias da minha vida (Não posso tornar a relê-lo)».
Bernardo Soares

«Em minha infância e primeira adolescência houve para mim [...] um livro supremo e envolvente - os Pickwick Papers, de Dickens».
Fernando Pessoa - carta a José Osório de Oliveira

9 comentários:

Margarida Elias disse...

Tenho de ler.

MR disse...

E tradução da Tinta da China é a única completa.

APS disse...

É uma autêntica "devoção", esta de Pessoa. Se encontrar o meu "Pickwick", talvez venha a geminar.

ana disse...

Também tenho que ler pois o fernando Pessoa ainda hoje me intriga por isso é que tenho uma paixão por ele.
Boa tarde, MR!:)

ana disse...

Também tenho que ler pois o fernando Pessoa ainda hoje me intriga por isso é que tenho uma paixão por ele.
Boa tarde, MR!:)

MR disse...

APS,
Fico à espera do seu Pickwick.
Ao final da tarde, também sairá aqui uma geminação. :)

Tive pena de não conseguir encontrar na net a edição que Pessoa tinha do livro de Dickens.

APS disse...

Já está, MR.

João Soares disse...

Foi o meu primeiro Dickens, e ainda hoje me fascina mais do que qualquer outro (talvez por ter sido o primeiro?). Era uma edição da Romano Torres, lembro-me muito bem.

MR disse...

João Soares, olá!
Um dia destes colocarei a capa do Pickwick da Romano Torres.
Dê-nos notícias das celebrações dickensianas londrinas. :)