Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 9 de março de 2012

Livros de cozinha - 59

Guimarães: Despertar Memórias, 2012
€22,00 

Este livro, da autoria de Isabel Maria Fernandes, Nuno Vieira e Brito, Virgínia Ribeiro e Maria da Conceição Costa Mendes, foi ontem apresentado na Associação Comercial Industrial de Guimarães. 
Tal como o título indica, o livro analisa a história da doçaria vimaranense desde o século XVI até ao final do século XIX. Podemos, então, ficar a conhecer a história dos doces vimaranenses: aletria, arroz doce, biscoitos, broínhas, caramelo, creme, chouriços e morcelas doces, confeitos, conservas e doces de fruta, doce de chá, grãos doces, leite-crespo, manjar, massapães e massapão rosado, mexidos ou formigos, ovos-moles, ovos reais, palmilhas, palitos, pão-de-ló, passas, pastéis, queijadas, queimadas de fio, sopa doce, suplicos, tortas e toucinho do céu. Ainda não o vi, mas deve valer a pena.

Obviamente para APS.

2 comentários:

APS disse...

Agradeço, e saúdo vivamente! Até porque não sabia. Não deve é constar, no livro, a receita das tortas vimaranenses (ex-libris da doçaria da Cidade), de que, há uns anos, foi comprado o "segredo", por bom dinheiro, a uma família - que o tinha.

MR disse...

Tem uma receita de tortas. Se são as mesmas...