Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Na Casa da Achada, por estes dias

Casa da Achada - Centro Mário DionísioActividades de 12 a 16 de Abril
Oficina
LIVROS DAS NOSSAS VIDAS
Quinta-feira, 12 de Abril, 18h
Cristina Almeida Ribeiro fala de A casa grande de Romarigães de Aquilino Ribeiro.
Esta é a 23.ª sessão de uma série com periodicidade mensal, a partir de livros e autores referidos por Mário Dionísio num depoimento sobre «Os livros da minha vida».
ENCONTRO DE GRUPO DE LEITORES
Sexta-feira, 13 de Abril, 15h
É dia do encontro quinzenal com os nossos leitores, que se realiza desde que foi inaugurado o serviço de empréstimos da Biblioteca da Achada. Os leitores devolvem, renovam ou requisitam livros da biblioteca, conversamos sobre livros, lemos em voz alta, com a participação do escritor Miguel Castro Caldas.
Oficina
ÚLTIMA VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO
SONHAR COM AS MÃOS - O DESENHO NA OBRA DE MÁRIO DIONÍSIO

Sábado, 14 de Abril, 16h

É a última oportunidade de participar numa visita guiada à exposição «Sonhar com as mãos - O desenho na obra de Mário Dionísio», que termina no dia 21 de Abril.
Os desenhos, na sua maioria dos anos 40 e 50, são de várias dimensões, suportes e técnicas: retratos e auto-retratos, paisagens, cenas de trabalho, figuras, maquetes de murais, esboços de quadros, etc.
Os desenhos de Mário Dionísio foram restaurados para esta exposição, com curadoria de Paula Ribeiro Lobo, com apoio da Fundação Montepio, e também do Departamento de Conservação e Restauro da FCT/UNL e do AHU.
Oficina
QUEM TEM DUAS MÃOS TEM TUDO
OFICINA DE ILUSTRAÇÃO

Domingo, 15 de Abril, das 15h30 às 17h30

No mês de Abril há três oficinas de fabricos diferentes. Na primeira sessão montámos missangas com a ajuda de Irene van Es.
Neste domingo, com Pierre Pratt, vamos fazer ilustrações.
Número máximo de participantes: 10. A partir dos 6 anos.
Oficina
CICLO A PALETA E O MUNDO III

Segunda-feira, 16 de Abril, 18h30

Na 3ª parte do ciclo «A Paleta e o Mundo» lemos obras que foram citadas em A Paleta e o Mundo de Mário Dionísio, ou obras de autores seus contemporâneos.
Nesta sessão, Pedro Rodrigues continua a leitura, com projecção de imagens e audição de peças musicais, de Introdução à música moderna (1941) de Fernando Lopes-Graça.
«O esforço de Fernando Lopes Graça e de todos os seus colaboradores tem sido de uma importância primordial e decisiva nesta luta pela seriedade da actividade musical. O compositor que se desdobra em regente de orquestra e em organizador de coros, em executante e em ensaiador, em conferencista e em autor de livros de divulgação, e o grupo de colaboradores que ele próprio tem sabido fazer nascer à sua volta, são pedras fundamentais dessa mesma luta que, abrindo a sensibilidade e a inteligência do público para a arte dos sons, está evitando, pelos seus próprios meios e no escalão que lhe compete, a possibilidade monstruosa de uma vida sem música.»
Mário Dionísio, «Contra uma vida sem música», Entre palavras e cores - alguns dispersos (1937-1990)
CICLO DE CINEMA
POLÍTICA UMA VEZ POR SEMANA

Segunda-feira, 16 de Abril, 21h30

Agora que parece que temos pouco que ver com política, embora ela nos determine a vida quotidianamente, apresentamos o ciclo de cinema «Política uma vez por semana». A política não é só a do poder, ou as vias mais ou menos legais para o alcançar, mas também levantamentos populares, lutas pequenas (ou grandes), revoltas e revoluções, de que a História e as nossas vidas se fazem. É impossível separar a Política da História. E a arte - o cinema incluído - tem política dentro.
Nesta segunda sessão deste ciclo, projectamos Reds (1981, 194 min.) de Warren Beatty. Quem apresenta é João Rodrigues.
Oficina
CICLO DE CONFERÊNCIAS EM ALHOS VEDROS:
MÁRIO DIONÍSIO - VIDA E OBRA

Sexta-feira, 13 de Abril, 21h30
Biblioteca Municipal José Afonso, Alhos Vedros

A Casa da Achada, em colaboração com o CACAV - Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros, organiza um ciclo de conferências sobre Mário Dionísio na Biblioteca Municipal José Afonso. Nesta primeira sessão Rui Canário vai falar sobre Mário Dionísio, o professor.
As novidades do
Centro Mário Dionísio
Página do CMD CMD no TwitterCMD no Facebook

Sem comentários: