Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Resposta

Dois livros que ofereci muito, a obra-prima de Yourcenar e uma das melhores obras do filosófo espanhol Fernando Savater. Não sei se todos os primos mais novos e filhos de amigos chegaram a ler o segundo ou tiraram dele proveito, mas gosto de imaginar que sim. Quanto ao primeiro, vários amigos a quem o ofereci ficaram também eles admiradores da primeira Imortal, pelo que foi uma aposta ganha.


Os " melhores livros que me ofereceram ", pergunta ambígua mas a que respondo com estes dois, que recebi no início da adolescência e que me marcaram profundamente. Um, que me fez chorar baba e ranho já agora, ensinou-me a respeitar a diferença; o outro despertou-me a curiosidade insaciável pelas civilizações passadas, pelos mundos perdidos, e o desejo de ver in loco o que ficou. Não foram os mais valiosos, nem os mais raros livros que me ofereceram, mas foram muito importantes.


P.S. - Isabel, replique o desafio no seu blogue. O gosto é meu.

3 comentários:

MR disse...

Não sei se alguma vez ofereci as Memórias de Adriano, mas é um dos livros de que mais gosto.
Este do Savater dei-o num Natal, depois de o ter lido, a um "jovem". :)
Mas acho que foi oferta única. Amanhã colocarei as minhas ofertas. Quanto aos livros que recebi, ainda estou a pensar, mas acho que quase todos eles são da minha infância e adolescência.

Isabel disse...

Muito obrigada.
Vou colocá-lo.

ana disse...

Temos em comum esse presente dado, Luís!:)

Nunca dou livros repetidos, isto é, para cada pessoa dou um livro diferente e ou é o mais divulgado no momento ou é um clássico.
parabéns pelo desafio!
Boa noite!:)