Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Números - 88


(...) O maior mistério, contudo, é escrever-se " valter hugo mãe " no Google e em poucos segundos surgirem 468 mil referências e fazer o mesmo para Herberto Helder e não se ir além de das 77.700.
(...) só Camões nos impede de cortar os pulsos : UM MILHÃO E VINTE MIL entradas.

- Ana Cristina Leonardo, no Expresso do passado sábado. ( E também não sou grande fã do valter hugo mãe )

5 comentários:

APS disse...

É elementar, meu caro Watson!...
O Lobo Antunes, para ganhar notoriedade, começou por desancar no Vergílio Ferreira, Linda Costa Santos, hoje felizmente esquecida e super-medíocre crítica do "Expresso", iniciou a sua carreira sovando a obra de escritores honestos e com obra feita.
Há sempre uns iupisitos chico-espertos, na nossa parvónia, que, além de de sanguessugas, se aproveitam da ingenuidade lusitana "pour épater le bourgeois" - normalmente com proveito.
valter hugo mãezinha tresleu, marítima e pobremente, e. e. cummings (e Saramago)de forma despudorada. Acho que um casamento dele com Adília Lopes estaria à altura, nas letra nacionais, do pulcrérrimo e de boa memória "Almanaque de Santa Zita.

MR disse...

valter hugo mãezinha... :-))) Gostei da máquina de fazer espanhóis, mas foi a única obra que li dele.

Maria Campos disse...

Desculpem-me a discordância, mas sigo atentamente a evolução da escrita de Valter Hugo Mãe e atribuo-lhe um grande valor.
Nunca o vi "desancar" em ninguém. Pelo contrário, é uma pessoa simples, sensívele humilde. E acreditem que o conheço bem. A sua obra já corre mundo e eu leio todos os livros dele.
E desculpe-me APS,com todo o respeito que tenho pela diversidade de opiniões, parece-me que não foi muito elegante ao tentar ridiculariza-lo.
Não gostar da escrita deste escritor é um direito que lhe assiste. No entanto, considero que a inteligência e cultura não se mostram da forma que expressou a sua opinião.
Não me leve a mal, mas tinha que lhe dizer isto.

APS disse...

Minha Senhora:
num Artista importa-me a forma, às vezes, mais do que o conteúdo.
O comportamento, a prestação cívica, não desprezando a auto-promoção que, por vezes, fazem de si mesmo e que denuncia deselegância ética.
Há os discretos (H. Helder), os arrogantes (Lobo Antunes); e os que estão a fazer um "choradinho" para darem nas vistas...
O que se passou no Brasil com w.h.m.,não abona para mim em seu favor...Perdoe-se a ingenuidade dos nossos estimados irmãos brasileiros, ou leve-se a benefício de inventário a perversidade da editora que o representa.
E, como a Senhora referiu, e muito bem, a opinião é livre. Por outro lado, se não fossem os gostos, o que seria do amarelo?
Não basta escrever razoavelmente, também Namora o fazia, e hoje ninguém o lembra...
"Sans rancune", os meus cumprimentos,
APS.

Maria Campos disse...

"Sans rancune", claro!

Continuarei a segui-lo.E, na diversidade de opiniões, teremos com certeza muitas em comum.

Boa semana!