Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Em língua portuguesa (III)


Hortênsias são para mim uma flor barroca .
Pela primeira vez apareceram duas  irmãs, Filipinas, como diz a MR.








III/ O SÉCULO XVIII
( DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, A MUI LEAL E HERÓICA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO)

 Levantávamos a cidade: entre paludes, lagoas, brejos.
Entrada solene de Bispos. Cresciam palácios, igrejas
colégios...

Toque de rebate! Invasores entram! Ai! o assalto,
o saque, a traição...
Mas resgataremos a Cidade,
a Leal Cidade de S. Sebastião!

Faremos baluartes, armaremos os fortes,
reforçaremos os muros.
Secaremos os brejos, traçaremos as ruas,
construiremos aquedutos...

Levantávamos a Cidade!
Os próprios Santos tomavam parte nos nossos combates!

"...POR MEMÓRIA DO NOSSO HEROÍSMO E EXEMPLO
DE VALOR ÀS VINDOURAS GERAÇÕES "*


*(Frase atribuída a Estácio Sá por ocasião da fundação da cidade, em 1565) 

Cecília Meireles, Obra Poética, Biblioteca Luso-Brasileira, São Paulo: Companhia José Aguilar Editôra, 1967, p. 854-855

4 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Estou a ver que está a gostar do livro...
Bonitas hortênsias!!
Boas leituras.
Beijinhos literários.:)

ana disse...

Cláudia,
Este poema é grande e eu dividi-o por partes consoante a data.
Estou a gostar, sim!
Obrigada.
Beijinhos. :)

MR disse...

Nunca tinham pensado em Filipinas nas flores. Mas, talvez...
Ainda hoje aconteceu num pacote de açúcar. :)

MR disse...

O que queria dizer: Eu nunca tinha pensado...