Prosimetron

Prosimetron

sábado, 7 de julho de 2012

Nos 85 anos de José Vilhena

Um dos nossos maiores ilustradores faz hoje 85 anos. Foi o autor que mais livros teve apreendidos pela Censura. E mesmo depois do 25 de abril  a sua Gaiola Aberta foi várias vezes querelada.
Parabéns!
Lisboa, 1958
Lisboa: José Vilhena, 1969
Lisboa: Branco e Negro, 1972
Lisboa: Branco e Negro, 1970
Lisboa: JVL, 2002
Lisboa: Branco e Negro, 1971




A obra de José Vilhena foi o objeto de estudo de Rui Zink na sua tese de doutoramento.

Oeiras: Celta, 2001
Lisboa: Notícias, 2002

5 comentários:

APS disse...

Foi pena aquela deriva dele, para a extrema-direita...
Em tempo: na Rua Anchieta(feira de livros), hoje, há imensas obras dele - não sei se foi de propósito.

Miss Tolstoi disse...

Li alguns livros dele, às escondidas, o que fiz pouco porque não me proibiam de ler nada. Mas este... Depois fui-me divertindo com as caricaturas dele, mesmo quando não concordava com elas.

MR disse...

É verdade, APS.

Concordo, Miss Tolstoi, que as caricaturas dele eram sempre divertidas, mesmo quando se discordava. O mesmo se passa comigo em relação ao Cid.

Unknown disse...

www.vilhena.me

MR disse...

Só hoje vi que José Vilhena viu este post há meses. :)