Prosimetron

Prosimetron

domingo, 1 de julho de 2012

London, the city of 2012 - nova vinheta


As celebrações por ocasião do Jubileu de Diamante de Isabel II, bem como os Jogos Olímpicos que se iniciam a 27 de Julho, tornarão 2012 num ano memorável na vida da capital britânica, acrescentando mais dois acontecimentos a um historial invejavelmente rico e diversificado. London, the city of 2012 - a BBC destaca assim a importância global da cidade, sem qualquer sinal de modéstia. Enfim, não obstante a crise económico-financeira que assola igualmente o Reino Unido, o sentimento de orgulho nacional prevalece e fará esquecer, durante poucas semanas, as dificuldades que os súbditos de Sua Majestade atravessam.
Londres, um dos destinos preferidos de prosimetronistas e leitores desta plataforma, merece então uma rubrica especial, precisamente sob o título "London, the city of 2012". Algumas imagens, maioritariamente extraídas da Getty Images e do livro TimeOut: Londoners through a lens, mostram capítulos ora trágicos, ora curiosos, dos últimos cem anos londrinos.
A primeira fotografia que servirá também de vinheta para os próximos dias, data de 1934. "Baby in a cage" testemunha a preocupação dos vereadores do antigo bairro de Poplar, na parte leste de Londres, de proporcionar ar puro e sol aos habitantes mais jovens desta zona, fundida no London Borough of Tower Hamlets em 1965. A solução encontrada previa uma pequena gaiola, de fraca e instável robustez, a colocar na janela ou varanda de um piso superior. O pequeno londrino, captado na imagem, aparenta sinais de algum desconforto, talvez ciente do perigo que tal engenho possa comportar. De acordo com o site www.british-history.ac.uk, cerca de 12 "baby balconies" terão sido construídos para prédios nas ruas de Poplar. A experiência durou naturalmente muito pouco tempo, as instruções vindas da câmara municipal de Londres rapidamente proibiram esta ideia. 
copyright: Fox Photos / Hulton Archive; TimeOut: Londoners through a lens   

2 comentários:

ana disse...

Filipe,
Parabéns por esta nova rubrica. É promissora. :)
A fotografia é fantástica e a preocupação em colocar o bébé numa gaiola para apanhar sol de uma forma "segura", era curiosa. Na actualidade será conotada como uma prisão e decerto se encontrarão tantos outros perigos...

Muito interessante como é costume!
Bom Ddomingo. :)

JP disse...

Hmm. Teria sido uma boa ideia para a Clara, mas já vem tarde! :)
Abr.