Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

As primeiras mimosas

Num passeio à serra da Lousã encontrei o que intitulei de pequenos sóis, estava um dia de sol lindo e foi lá que vi as primeiras mimosas.



Castelo da Lousã ou castelo de Arouce, Burgo, Lousã. 
Vista da aldeia do Talasnal



«O castelo da Lousã pertence a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra, em época do Conde D. Sesnando Davidis na segunda metade do século XI. O reduzido perímetro da estrutura militar parece corresponder a essa primitiva época de definição, embora as suas partes constituintes tenham sido objecto de alterações ao longo da Baixa Idade Média. Nos primeiros tempos da monarquia, a localidade desempenhou um papel importante, a que não foi alheia a sua condição de vila de fronteira. Em 1124, uma incursão islâmica tomou o castelo e, de novo na posse do Condado Portucalense, foi agraciada com foral em 1151, por D. Afonso Henriques. Por essa altura, já a Lousã não era uma zona fronteiriça, graças às conquistas de Santarém, Sintra, Lisboa e Palmela, em 1147, mas era necessário reforçar o seu povoamento. É possível que a configuração geral do castelo date de uma época posterior, a rondar os finais do século XIII e os inícios da centúria seguinte. Vários vestígios apontam para essa eventualidade, ainda que o castelo não tenha sido objecto de um estudo monográfico rigoroso. Em primeiro lugar, a relevância da sua quadrangular torre de menagem, adossada à cerca e não incrita no interior do pátio, com acesso por portal apontado ao nível do adarve. Em segundo lugar, o facto de a entrada ser em cotovelo e protegida por dois torreões circulares que, embora parecendo adaptar-se a uma planimetria prévia, terão sido certamente reforçados e complementados por esta altura. Esvaziada de sentido a função militar, e secundarizada a própria vila numa Idade Moderna voltada para o Atlântico, o castelo passou incólume pelos séculos até à actualidade. Entre as décadas de 40 e 60 do século XX, a DGEMN promoveu substanciais obras de reforço e consolidação, responsáveis pela fisionomia actual do conjunto».
Nota retirada do IGESPAR

Um café no Palácio dos Salazares ou Palácio da Viscondessa do Espinhal.


11 comentários:

MR disse...

Ainda não vi mimosas este ano. Tenho de ver se umas que há aqui perto de mim já estão a florir.
Bom dia!

Filipe Vieira Nicolau disse...

Uma óptima sugestão para um passeio de Primavera!

João Mattos e Silva disse...

São, de facto, indícios de Primavera. Fico feliz, porque já deito Inverno pelos olhos.

Cláudia Ribeiro disse...

Impossível não respirar ar puro...
Que maravilha, que sossego!

Muito convidativo ao passeio!

Um beijinho.:))

João Menéres disse...

Mimosas também já há aqui pelo Norte...
Como o JMS, já espumo por todos os poros !

A perspectiva do Castelo da Lousã é soberba !
Já há tempos andei por lá e tal não consegui !
Ainda um dia, me farás o favor de me dizer...

Do Meliá não é.

Ignorava que o Duque de Wellington se sentara à mesma mesa e se regalou com a faustosa refeição destinada ao marechal Masséna que fugira depois de saber que as suas tropas tinham sido derrotadas na batalha do Rio Arouce.

Obrigado e um beijo, ANA.

Anónimo disse...

Boa Noite,
Parece-me um passeio bem agradável. Que prazer caminhar.
ACV

ana disse...

MR,
As mimosas estão lindas. Boa noite!:)

Filipe,
É um passeio bonito e a gastronomia no restaurante do Burgo é divinal.:)

JMS,
O mesmo se passa comigo. É um presságio de Primavera.:)

Cláudia,
É um silêncio e um conjunto de cheiros interessantes. :)

João,
A perspectiva é fácil de obter se subir à serra até as aldeias. Esta foi tirada do Talasnal, local onde o meu marido tem uma casa (agora em ruínas por causa do temporal) que foi em tempos de Faculdade um retiro de amigos.
Fácil como vê. O café foi no Meliá, uma casa que visitei há uns anos e que agora está diferente. O local da cafeteria tem um papel de parede que não tem nada a ver com o palácio. Todavia, o restauro está bem feito e está acolhedor. Um sítio aprazível para um fim de semana.
Um beijo. :)

ACV,
Um passeio bem agradável, sim.
Boa noite! :)


ana disse...

João.
Onde está cafeteria leia-se cafetaria.

Isabel disse...

Também as fotografei fez neste sábado oito dias, durante uma caminhada. Estavam bonitas. Já choveu bastante depois disso, se calhar ficaram sem flor. Ainda não voltei lá...
Bom dia de Carnaval!

Jad disse...

Este ano ainda não vi acácias. Pela china, não encontro.

ana disse...

Isabel,
É uma flor que me encanta.
Bom dia de Carnaval :))

Jad,
Curioso não haver na China.
Acácia é o nome desta árvore e é lindo mas acabo sempre por as chamar de forma popular.:)
Bom dia de Carnaval! :)