Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Pequenos grandes livros

Luís de Camões veio fazer companhia ao Gil Vicente em miniatura.
Chegou por mão amiga. Não sei se esta coleção tem mais títulos mas estou feliz por ter estes dois grandes nomes. Obrigada.



CLVI

Ou fazendo que, mais que a de Medusa,
A vista vossa tema o monte Atlante;
Ou rompendo, nos campos de Ampelusa,
Os moiros de Marrocos e Trudante;
A minha já estimada e leda musa,
Fico que em todo o mundode vós cante:
De sorte que Alexandre em vós se veja,
Bem à dita de Achilles ter inveja.

FIM

Canto X, última estrofe, p. 556.

Luíz Vaz de Camões, Os Lusíadas. Leipzig: Schmidt & Günter

6 comentários:

Cláudia Ribeiro disse...

Lembro-me de ter colocado aqui o de Gil Vicente...
Acredito que tenha ficado muito feliz com este presente!

Sabe, tenho um exemplar, que penso ser exactamente igual...

Um beijinho.:))

MR disse...

Sorte! :)

ana disse...

Cláudia,
Adorei. :)
Sabe se a coleção tem mais títulos?

MR,
Pois foi. :)

Beijinhos para as duas.

Cláudia Ribeiro disse...

Não sei se saíram mais, mas fui procurar o que escreveu quando publicou o de Gil Vicente, e fala lá no Bocage e talvez no Antero de Quental.
Mas se um dia tiver a confirmação, informo-a.

Beijinhos.:))

Isabel disse...

Uma beleza!

ana disse...

Isabel,
É sim.
Beijinho. :)