Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 13 de março de 2013

Mora no cu de Judas

Julgava eu que morar no cu de Judas era o mesmo que morar em "casco de rolha", isto é, demasiado longe. Mas afinal não é... ou não era.
 
 
É hoje apresentado na Biblioteca Nacional de Portugal, uma Antologia do Vocabulario [sem acento, por favor] de Rafael Bluteau, realizada por João Paulo Silvestre. Trabalho cuidadoso que permite a um leitor conhecer um apanhado das definições de vocábulos realizadas por Rafael Bluteau, entre 1712 e 1721 (com um suplemento em 1727-28). Embora tenha o Vocabulario, não o ando a ler ao acaso. O mesmo não aconteceu com esta Antologia, que tem como título príncipal A Língua Iluminada. Veio, comigo no Metro e foi a minha leitura de viagem.
Nunca tinha reparado que Rafael Bluteau denominava as palavras que chamamos de calão corrente ou "indecorosas", como "Inurbanas"...
Rafael talvez seguindo os conselhos das Academias (por exemplo as realizadas na livraria do Conde da Ericeira, em 1696, que aconselhou o uso de Pirilampo em vez de cagalume) esqueceu-se, pura e simplesmente, do vocábulo "Cu", acrescentando-o no Suplemento.
 
Cu. Inurbano e descomposto sinónimo de assento traseiro e pousadeiro[...] (Sup. I, 275)
 
mas para mim o interessante foi o Vocálulo seguinte
 
Cu de Judas (Annexim chulo). Má rua. Canto. Beco sujo. Mora no cu de Judas, id est, mora em má rua, em um beco sujo.
 
Já agora a obra Prosas portuguezas recitadas em differentes congressos academicos. Lisboa Ocidental : José António da Silva, é de 1729 [licenças internas, embora o volume II tenha escrito no rosto 1728, a do primeiro foi emendada, mas erradamente, por alguém muito culto de 1728, em romano, para M. DCC. XXVIX [sic] ] e não de 1712-1728.

 

5 comentários:

LUIS BARATA disse...

Mas hoje a expressão é usada no sentido que mencionaste: alguém que mora longe. É a dinâmica da língua.

APS disse...

Pois boas informações terá o livro, pelas amostras que deu!
Bom dia!

ana disse...

Uma postagem interessante.
Parabéns ao autor do livro.:)
Bom dia.

Ana Venâncio disse...

Parece um livro muito interessante.
Bom dia.
ACV.

MR disse...

E porque não há-de ter acento se a ortografia está atualizada?