Prosimetron

Prosimetron

sábado, 16 de março de 2013

Pintores e pinturas -10



Ingres (Jean Auguste Dominique) nasceu em 29 de Agosto de 1780 na cidade de Montauban, filho de um pintor de miniaturas, escultor e músico, pelo que teve uma educação artística, entre a pintura e a música, chegando aos 16 anos a ser segundo violino na Orchestre du Capitole de Toulouse, em cuja escola de artes se inscrevera.


Em Paris, para onde foi depois, em 1796, estudou com Jacques Louis- David. Ingressou na école des Baeux-Arts. Recebeu em 1798 o 2º lugar do Prémio Roma e teve obras suas expostas nesta cidade, que obtiveram o maior sucesso.
Banho Turco
 
Casado co a também pintora e música Anne Julie Forrestier foram para Florença a convite do escultor Lorenzo Bartolini, mas sem dinheiro viveram da venda de desenhos aos turistasnos primeiros tempos.

 
Napoleão vestido de Consul
 
Ainda em Florença, por influencia de uma amigo francês, teve a encomenda de alguns trabalhos e através dele expôs um quadro "Voto de Louis XII" encomendada para a Catedral de Montauban", no Salon de Paris de 1824, com que conheceu finalmente a fama. Antes do fecho do Salon foi condecorado com a Légion `d' Honneur.
 
 
Princesa de Broglie
Josépine-Eléonore de Brassac de Béarn
 
Ainda em Itália abriu o seu atelier onde estudaram muitos jovens pintores.e eleito para o Institut de France.

 
Perseu e Andrómeda

 
Regressado a Paris em 1841, continuou a sua carreira, entre elogios e críticas ferozes. É considerado um dos maiores pintores do Séc. XIX francês, sendo muito apreciado como retratista. Morreu em Paris em 17 de Janeiro de 1867,
 
 Édipo e a Esfinge

1 comentário:

ana disse...

Fantástico.
Boa noite!:)