Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Jornais policopiados

Lisboa: Círculo de Leitores: Temas e Debates, 2013
€18,00

Este livro é um contributo fundamental para a história da imprensa clandestina em Portugal.
«O meu gosto pessoal por aquilo que no passado era conhecido como "erudição" levou-me a complicar o meu trabalho, até ao limite da incompletude e do erro. […]. Mas tal é útil para as bibliotecas, os centros de investigação, os arquivos, que pretendem salvar todo este material, muitas vezes raríssimo, e quase sempre perecível. Uma das minhas intenções foi ajudar essa conservação, fornecendo um inventário que permita aferir coleções, e circunscrever as faltas. […].» (Da nota prévia)
Espero bem que os particulares entreguem os seus policopiados a bibliotecas e centros de investigação e que estes os preservem e disponibilizem a quem os queira estudar. Senão, daqui a uns anos, nada disto restará.

Jornal trotsquista, do MCI (Movimento Comunista Internacionalista).
Jornal maoísta, da OCMLP (Organização Comunista Marxista-Lenista Portuguesa).
Bati muito stencil (aliás, aprendi a escrever à máquina a 'bater' stencils), dei muito ao policopiador, neste modelo e noutros mais antigos. Não quero que tempos semelhantes voltem, mas foram uns bons anos. :)


E agora, Pacheco Pereira, para quando o 4.º volume da magnífica biografia de Cunhal? Será que vai sair neste ano do centenário?

4 comentários:

hmj disse...

Para MR:
Gostei muito, sobretudo, "rever" uma velha máquina de passar "stencil" !

Miss Tolstoi disse...

Já o folheei numa livraria.

Pinto de Sá disse...

O 3º volume da Biografia de Cunhal saiu em 2005. Agora aguarda-se é o 4º volume, pós-1960! Mas como nos anos 60 muito da vida do PCP foi marcado pelo confronto com a extrema-esquerda, compreende-se que ao debruçar-se sobre esta década JPP tenha também começado a tratar da extrema-esquerda...
Quanto a este livro: tem o rigor que era de esperar. Incomparável, sobre este tema.

MR disse...

Pois é, houve aqui um lapso. :(
Vou emendar no post.