Prosimetron

Prosimetron

domingo, 2 de junho de 2013

"Nos museus de Roma"- Testemunho do Sonho

Bernini,O Hermafrodita, Villa Borghese, Roma


Estou a ler um livro de Marguerite Yourcenar: Testemunho do Sonho. Um livro que me transportou a Roma. Numa das suas passagens encontrei a bela escultura de Bernini, Hermafrodite. Cresceram as saudades de Roma, dos cheiros, da cor, do caótico transito e de um monumento em cada esquina. Roma é definitivamente a minha cidade europeia.

Nos museus de Roma, a noite enche as salas onde se encontram as obras-primas: A fúria de Adormecida, O Hermafrodita, A Vénus de Anadiómena, O Gladiador Moribundo, blocos de mármore submetidos às grandes leis gerais que regem o equilíbrio, o peso, a densidade, a dilatação e a contracção das pedras, ignorando para sempre que artistas mortos há milénios lhes modelaram a superfície à imagem de seres de outro reino.

Marguerite Yourcenar, Testemunho do Sonho. Lisboa: Editora Distri, 1971. (Tradução de Maria Filomena Duarte, 2ª edição) p.144.

2 comentários:

MR disse...

Acho que nunca li este livro da Yourcenar.

MR disse...

Gostei imenso desta escultura quando a vi ao vivo, mas já não me recordava.