Prosimetron

Prosimetron

domingo, 21 de julho de 2013

1963



"Há 50 anos, o Presidente De Gaulle vetou a entrada do Reino Unido na Comunidade Económica Europeia, os Beatles lançaram o primeiro LP ("Please Please Me"), Paulo VI foi eleito Papa, estreou-se o primeiro filme de James Bond ("Dr. No"), nasceu uma nova ilha no Atlântico Norte (a vulcânica Surtsey). Martin Luther King Jr. liderou a marcha até Washington, D.C., em prol do emprego e da liberdade (e proferiu o famoso discurso "Eu Tenho Um Sonho"), e o Presidente J. F. Kennedy foi assassinado. Diz-se que este foi o primeiro acontecimento global: todos se lembram onde estavam e o que faziam quando ouviram a notícia! (O mesmo vale para a morte da princesa Diana, em 1997, e para o 9/11 de 2001). Razão mais do que suficiente para a Howard Greenberg Gallery de Nova Iorque montar uma importante exposição fotográfica sobre esse ano americano de King e Kennedy: 50 fotografias dos acontecimentos, seus antecedentes e consequências, incluindo provas de imprensa vintage que deram a volta ao mundo. O Movimento dos Direitos Civis, os assassínios em série, as demonstrações contra a Guerra do Vietname, etc. Nomes sonantes na história do fotojornalismo (Bruce Davidson, Gordon Parks, Carl Mydans, John Loengard, Eliot Elisofon, etc.), mas também o ubíquo anónimo. Tudo coroado pelo retrato oficial do recém-empossado Presidente Lyndon B. Johnson, por Arnold Newman, dedicado pelo retratado ao artista. Outros protagonistas são Malcolm X, Rosa Parks, Duke Ellington, Bob Dylan, etc.
Sim, 1963 foi um ano-charneira na história do Ocidente. Como português, devo acrescentar que José Mourinho nasceu em 1963. Mas prefiro Johnny Depp, nascido no mesmo ano."
Jorge Calado, edição Expresso de 20 de Julho


Fotos de Bruce Davidson de 1965 e 1962

1 comentário:

MR disse...

Lembro-me bem onde estava quando foi o 11 de Setembro; já não tenho tanta certeza em relação ao local onde me encontrava quando soube da princesa Diana.