Prosimetron

Prosimetron

domingo, 6 de outubro de 2013

Lisboa finais do século XIX

Esta foto de Lisboa, feita na década de 1870, é uma pequena maravilha.




Julgo que é uma foto tirada do Alto de Santa Catarina. Alguém me pode ajudar, confirmando ou dando uma outra pista para identificar o lugar?

Continuação dia 07-10-2013 23.30

Já não tenho dúvidas. É mesmo uma vista do miradouro de Santa Catarina.
Vejam uma das casas nas fotos, colocadas de seguida, quase do mesmo ângulo.

 
Nesta ainda está presente a mesma claraboia de escada
no primeiro prédio inferior esquerdo

O prédio com as águas furtadas antes das obras.
 


Obrigado aos que tentaram ajudar!

8 comentários:

MR disse...

Isto é difícil, mas hei-de conseguir. :)

José Leite disse...

Salvo erro, do lado direito da foto o antigo "Braganza Hotel", na Rua Víctor Cordon no alto e junto ao pequeno arvoredo.

Ao fundo à esquerda os primeiros edifícios do Cais do Sodré, futura Praça Duque de Terceira, e à esquerda mais próxima os estaleiros do Arsenal da Marinha.

No estuário do Tejo pode-se distinguir a fragata "Dom Fernando II e Glória", que deixou de navegar em 1878.

Penso estar muito próximo da realidade, mas se estiver errado peço desculpa.

Os meus cumprimentos

José Leite

Jad disse...

Obrigado pela sua sugestão.
Contudo parece-me um pouco mais para Ocidente, tanto por causa do monte da outra margem como pelas grandes torres "industriais" das máquinas a vapor.

Jad disse...

Partindo do principio que a "massa escura" (no centro direita a caminho da foz do rio) é um jardim, parece-me ser o jardim da Embaixada de França. Logo o Bloco grande de casas, perto do Rio, no Centro, seria o fim da atual av. D. Carlos, fazendo o gaveto para a Rua D. Luís, na parte que liga para o Largo de Santos.

MR disse...

Já tinha imprimido a foto para ir ver in loco... :)

José Leite disse...

Realmente, inclino-me mais para a sua tese, do final da Av. D. Carlos I, podendo-se avistar a rua que dá acesso ao largo de Santos.

De qualquer modo as minhas desculpas pelo erro ...

Os meus cumprimentos
José Leite

Jad disse...

Obrigado. É bem vindo.

Jad disse...

Obrigado. É bem vindo.