Prosimetron

Prosimetron

domingo, 3 de novembro de 2013

A arte do retrato


Carel Fabritius ( 1622-1654 ), Retrato de senhora sentada com lenço, óleo sobre tela, 1644, Art Gallery of Ontario, Canadá.

Se a pesquisa não falhou, é esta a primeira obra deste pintor holandês que aparece nestas páginas. Um pintor que tem lugar na história da pintura holandesa, mas também europeia, por ter sido o único discípulo de Rembrandt que desenvolveu um estilo próprio e por ter sido o mestre de Vermeer. Apesar destes feitos, morreu precocemente, uma das vítimas da explosão da fábrica de pólvora de Delft em Dezembro de 1654 que arrasou o quarteirão onde se situava o seu estúdio. Explosão esta que poupou ainda assim uma dúzia de telas.

3 comentários:

Ana Venâncio disse...

Fascinante este retrato de senhora !
Desconhecia.

Miss Tolstoi disse...

O seu quadro mais conhecido é o Pintassilgo. E os que chegaram até nós são na sua maioria, retratos. Vermeer tem cenas de interior, belíssimas, nas quais os holandeses são imbatíveis.

Ana Venâncio disse...

O Pintassilgo de Carel Fabritius, que podemos apreciar se formos até 19 de Janeiro ao Frick Collection em Nova Iorque, ver a exposição - Vermeer, Rembrandt and Hals: Masterpieces of Dutch Painting from the Mauritshuis.

Gostava mesmo muito de ir. :)