Prosimetron

Prosimetron

sábado, 9 de novembro de 2013

Contra o esquecimento


A noite de 9 para 10 de Novembro de 1938 entrou tristemente na História como a Reichskristallnacht/Reichspogromnacht (A noite de cristal). Vários documentários e filmes nas estações televisivas alemãs comemoram os 75 anos desta efeméride ao longo da semana passada.
O regime de Hitler "aproveitara" um atentado contra o diplomata alemão Ernst vom Rath em Paris, ocorrido dois dias antes e levado a cabo pelo judeu Herschel Grynszpan, cujo intuito fora o de chamar a atenção internacional para a perseguição de judeus na Alemanha. Por detrás da vingança que a propaganda nazi reivindicava, manifestava-se o objectivo, há muito planeado, de "resolver" definitivamente a causa judaica.
Após o discurso anti semita de Goebbels pelas 22.30 h, iniciaram-se os ataques e atentados contra a comunidade judaica em toda a Alemanha e nos territórios recém ocupados na Áustria e República Checa. Na sequência deste pogrom, foram destruídas mais de 1400 sinagogas e milhares de lojas, pertencentes a judeus alemães. 13oo pessoas foram assassinadas, cerca de 30.000 judeus foram detidos, forçados a emigrar ou deportados para campos de concentração.
Quem sobreviveu, foi obrigado a remover os estragos nos dias seguintes.
Esta noite marcou o princípio do extermínio sistemático dos judeus. Seis milhões de judeus viriam a morrer até Maio de 1945.
 

4 comentários:

MR disse...

75 anos depois deste horror e quase 60 anos depois do final da Guerra, será que as novas gerações têm consciência (fazem a mais pequena ideia) do que foi a barbarie daqueles anos?
Ainda esta manhã ouvi Seixas da Costa alertar para o perigo que é a entrada de partidos xenófobos no Parlamento Europeu.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Tenho muitas dúvidas infelizmente...

APS disse...

É da prática humana que, tendo as Famílias (como soe hoje) uma prática apagada e indiferente, cada nova geração tem que aprender por si.
Não é cepticismo, apenas a constatação da realidade.

ana disse...

Filipe,
Muito interessante. É também através destes registos que a memória se transmite.
Obrigada.
Bom sábado. :))

MR,
É um assunto/tema que interessa aos jovens.
Boa tarde. :))