Prosimetron

Prosimetron

domingo, 3 de novembro de 2013

Paul Klee na Tate Modern


Paul Klee (1879 - 1940) foi inquestionavelmente um dos mais importantes artistas do início do século XX. Sobretudo na década de 1920, consolidou a sua reputação a partir de um criatividade singular e complexa. Seu ensino e sua escrita sobre pintura influenciaram toda uma geração. A utilização de aguarela ou de outros meios frágeis numa abordagem muito pessoal de cores e linhas marcou o estilo de Klee que pode agora ser apreciado numa exposição temporária na Tate Modern de Londres até 9 de Março de 2014.
Intitulada The EY Exhibition - Paul Klee: Making Visible, proporciona um percurso cronológico: desde o início da carreira de Klee em Munique em 1912 e 1913, quando o pintor integrou o movimento vanguardista do Der Blaue Reiter fundado por Kandinsky, seguido do período em que o artista leccionou na Bauhaus em Weimar, até aos últimos anos de vida de Klee em Berna, onde faleceu prematuramente em 1940.
Klee adoptou um sistema de registar e catalogar as suas obras que hoje em dia muito facilita a organização de uma exposição tão abrangente como a da Tate Modern.  
 
 
Imagens: Paul Klee em 1939, fotografado por Walter Henggeler; Nova Harmonia de 1936

5 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Quando era adolescente, era um dos meus pintores preferidos.

hmj disse...

Para FVN:
Vou geminar, no local do costume.

Filipe Vieira Nicolau disse...

Hmj, faz muito bem! E vou consultar, no local do costume

ana disse...

Gostava muito de poder ver esta exposição...

LUIS BARATA disse...

Tb gostava de vê-la.