Prosimetron

Prosimetron

domingo, 25 de maio de 2014

3 - Canções oroginais premiadas com o Óscar (1936-1956)

Em 1940 o Óscar de melhor canção original foi para a música de E.Y. Harburg, "0ver de Rainbow", com letra de Harold Arlen. Cantava-a a jovem actriz principal do filme concorrente aos Óscares, "O feiticeiro de Oz" - teve várias nomeações - Judy Garland, então com 17 anos e que interpreta uma menina de 11 anos.
 
 
 
O Óscar de melhor música original foi também atribuído pela Academia, a este filme de 1939, baseado numa história fantástica, que se desenrola no Kansas e
na terra de Oz, escrita por Lyman Frank Baum, em 1900. O filme foi dirigido por Victor Fleming, coadjuvado entre outros por George Cukor.
 
 
 
 
Um aspecto curioso deste filme é que a sua história foi politizada e interpretada como um panfleto do Partido Populista, nascido em 1880 - partido dos Fazendeiros que se opunham aos que eram integrados sobretudo por pessoas influentes do mundo industrial - que defendia, entre outras coisas, a substituição do ouro, nas mãos dos industriais, pela prata. No filme os sapatos da jovem heroína Dorothy eram prateados e calcavam um pavimento dourado. E muitas das personagens também foram interpretadas como importantes membros do partido. Tudo isto porque o autor da história original pertenceu ao partido. Apesar de " O feiticeiro de Oz" - um dos primeiros filmes a usar Techicolor" - ter concorrido e ter sido nomeado para o melhor filme, o Óscar desse ano foi atribuído a "E tudo o vento levou".
 

2 comentários:

MR disse...

Sempre bem vinda esta canção.
Bom dia!

ana disse...

Gosto muito do filme e da canção.
Boa tarde. :))