Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Sade. Attaquer le soleil

Franz von Stuck - Judith et Holopherne, 1927
Óleo sobre madeira

O marquês de Sade revolucionou a história da literatura como a das artes,  primeiro de um modo clandestino e depois tornando-se um verdadeiro mito.
A obra do «Divino Marquês» põe em causa de modo radical o limite, a proporção, a noção de belo e de feio, o sublime e a imagem do corpo. Ele livra-se de todos os pressupostos religiosos, ideológicos, morais e sociais.
Para Annie Le Brun, especialista de Sade e comissária da exposição, esta destaca a revolução aberta pelos textos do escritor. São abordados os temas da ferocidade e da singularidade do desejo, do bizarro e do monstruoso, através de obras de Goya, Géricault, Ingres, Rops, Rodin, Picasso…
O Museu avisa que «o carácter violento de certas obras e de certos documentos é suscetível de ferir a sensibilidade dos visitantes».
A exposição pode ser visitada até 25 de janeiro de 2015.


O Nouvel Obs, no seu site escreve «Exposition Sade: le musée d'Orsay opte pour une promo bandante», referindo-se a um vídeo promotor da exposição que, colocado on line a 8 de outubro já teve mais de 150000 visitantes. Só é visível aos maiores de 18 anos.
http://tempsreel.nouvelobs.com/video/20141014.OBS2041/exposition-sade-le-musee-d-orsay-opte-pour-une-promo-bandante.html

Sem comentários: