Prosimetron

Prosimetron

sábado, 13 de dezembro de 2014

Torre do Tombo: Informação oficial para sorrir (mas com pena)!

Existem dias em que escrevemos para as Instituições Nacionais e pedimos para que corrijam as informações que lá colocam. Mas existem outros que nos apetece rir com a santa ignorância oficial.
 
Hoje, por mero acaso, apareceu-me a indicação de que numa invocação a Rainha D. Leonor (entenda-se D. Leonor Teles, mulher de D. Fernando, rainha de Portugal entre 1371 e 1373, regente entre 1373 e 1375) agradecia a Santa Ana o facto de ser Rainha de Portugal. Remetia para o http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4642480. E de facto lá está escrito, a meio: «Na invocação surge a expressão "Dona Leonor, pela graça de Santa Ana rainha de Portugal"» e aqui fica uma cópia da informação para memória futura:


 Clicando na imagem ela fica no tamanho original

Como é fornecida a imagem do documento fui ver (pensando vou fazer uma página dedicada à nossa colega Ana).
E para grande minha surpresa não é isso que lá está escrito.
Aqui fica a imagem do documento:
 


E agora o pormenor da «invocação» ou antes da titulatura da Rainha

 Dona Leonor pela gra de Santa Maria Reynha de Portugal e do algarue
 
O leitor repare por favor, no mesmo sinal de abreviatura das letras «ar» (em que está um «a» aberto (mais parecido com um «u» de hoje) ligado ao sinal de abreviatura) se encontra-se por cima abreviando as letras em falta na palavra «Maria» e na palavra algarve (que está escrito com um «u» que na época valia de «v»).
 
Se o Arquivo Nacional da Torre do Tombo faz uma chamada deste tipo para um documento da sua coleção, é natural que os investigadores façam artigos a dizer exatamente o mesmo. Depois culpa-se o investigador, mas afinal a culpa é do Arquivo.
 
Mas as anedotas sobre o documento ainda não acabaram. Coloca o Arquivo como referência do documento: "Carta de mercê que a rainha D. Leonor fez ao Mosteiro de Alcobaça de umas sainhas [?] reguengas em Frielas e Sacavém" com um grande ponto de interrogação depois da palavra sainhas... devem ter pensado como é que a Rainha doa «sainhas reguengas» (será que pensaram que eram uma saia pequena da rainha, para colocarem o [?])... bastava consultarem a Grande Enciclopédia para verem que Sainha é uma corrupção de «salina» onde existem cristais de sal. 
 
P.S. de aditamento

No http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4642496 volta a dizer que é por graça de Santa Ana.
 

9 comentários:

APS disse...

Poder-se-ia dizer, como diz o povo: "Dá Deus (?) nozes a quem não tem dentes"...

ana disse...

Estranho... pois vê-se a abreviatura.
Boa noite.

MR disse...

Há uma coisa chamada «aprendizagem ao longo da vida» de que há uns anos se falou muito, mas que os letrados acham que não é com eles. Ora quem leu isto devia ir fazer uma reciclagem.
E esta letra até não é das piores...
Bom dia!

hmj disse...

Para Jad:
Geminar é preciso, no ARPOSE.

Anónimo disse...

Será que na Biografia que saiu agora da Rainha diz o mesmo?

LUIS BARATA disse...

" Extraordinário " . E, como alguém já escreveu, até nem sequer é das letras mais difíceis.

Jad disse...

Não tenho o livro, não posso responder.

Jad disse...

Assim se desconstrói a estória

Anónimo disse...

Exm.º Sr. Jad

Agradecemos o seu cuidado em nos fazer chegar o seu contributo para que possamos melhorar o serviço prestado. Qualquer partilha de informação com o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, é um acto de colaboração e de cidadania activa cujos maiores beneficiários são os nossos utilizadores.
Em resposta ao seu post relativo a documentos da Rainha D. Leonor confirmámos o erro na descrição e a informação já está corrigida.
Reiteramos o agradecimento à atenção dispensada. Poderá também fazer-nos chegar as sugestões para mail@dglab.gov.pt.
Com os nossos melhores cumprimentos
Joana Braga
Arquivo Nacional da Torre do Tombo