Prosimetron

Prosimetron

domingo, 7 de dezembro de 2014

A infância não é só feliz, também pode ser triste

A infância não é só feliz, também pode ser triste, um artigo de Gonçalo Frota no Público que merece ser lido. 
A compositora Luísa Sobral compôs um disco intitulado Lu-Pu-I-Pi-Sa-Pa, sobre ele diz: - “Porque aquilo que queria era fazer um disco de canções que não tratassem as crianças de forma ‘infantilóide’.

FOTOGRAFIAS DE GONÇALO F. SANTOS SOBRE ILUSTRAÇÕES DE CATARINA SOBRAL

«O perigo que dizem identificar no dia-a-dia das crianças de hoje é o afastamento das brincadeiras em que tenham de pôr a imaginação a trabalhar e em que um clique no computador possa produzir em segundos, com fidelidade, tudo aquilo que se possa desejar. O perigo, dizem ainda, é que uma chávena vazia possa deixar de ser saboreada como se contivesse o mais delicioso chá ou que uma almofada possa ser uma fraca substituta para toda uma casa. E que os horários fabris de aulas, trabalhos de casa e actividades extracurriculares estejam a impedir as crianças de ter o seu tempo de liberdade e brincadeira. Mas também que a rotação constante de professores apenas contribua para uma normalização e padronização das crianças, sem lugar e atenção à diferença, como uma linha de montagem em que o objectivo é ser perfeito em tudo e ser passado ao docente do ano seguinte sem olhar para cada nome como uma criança particular. A infância continua, afinal, a não ser um paraíso. E comporta sofrimentos de integração, exigência de comportamento e uma entrada de supetão no mundo das responsabilidades que pode afigurar-se mais assustadora do que um monstro saído das histórias. Aquilo que Luísa e Catarina tentam é colocar o seu olhar a pouco mais de um metro do chão e mostrarem-se solidárias com as dificuldades do caminho. Para que, mais tarde, a infância possa então ser recordada como um tempo idílico, perfeito, feliz.»

No Público 7-12-14.


5 comentários:

MR disse...

Gosto desta voz.
Bom domingo!

ana disse...

MR,
Boa tarde.:))
Também gosto. Achei o disco engraçado.

Isabel disse...

Sou fã da Luísa Sobral, que já tive oportunidade de ver ao vivo aqui em Castelo Branco, no Cine-Teatro.

As crianças hoje em dia são muito massacradas na escola. Os programas são muito exigentes para crianças que entram aos cinco anos. Para mim, a entrada na escola primária com cinco anos é uma violência para as crianças que não têm maturidade suficiente para cumprir programas tão exigentes e passar tantas horas na escola.

Um beijinho e bom feriado:)

Bom feriado também para a MR:)

Isabel disse...

Falo apenas da minha experiência na escola primária. Os outros ciclos, na questão do horário, curiosamente, penso que não são tão sobrecarregados. Não sei bem...

ana disse...

Isabel,
Também sou fã dela. A voz faz lembrar a de Billie Holliday.

Quanto aos horários depende de escola para escola.
Beijinho. :))