Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Carlos Nascimento


Eu não conhecia Carlos Nascimento. E vocês?
«Manuel Carlos George Nascimento (Carlos Nascimento) nasceu na ilha do Corvo no dia 18 de abril de 1885. Depois de passar toda a infância na ilha, em 1905, com 20 anos de idade, mudou-se para o Chile para trabalhar com Juan Nascimento, seu tio, na sua livraria. Em 1917, após a morte de Juan Nascimento, recebeu como herança parte da livraria. Adquiriu as restantes partes do negócio e tornou-se no único proprietário da livraria. A impressão da segunda edição do livro Jeografía Elemental, de Luís Caviédes, foi a primeiro trabalho que a Editorial Nascimento realizou. Em 1923 criou a sua própria editora. 
«Carlos Nascimento foi o primeiro editor a trabalhar com o poeta chileno Pablo Neruda, Nobel da Literatura em 1971, na sua obra “Crepusculário”, a primeira do poeta, em 1923. 
«A sua editora, extinta em 1986, publicou mais de cinco mil títulos, entre eles a série autobiográfica Quién es Quién en las letras chilenas?, um ciclo de conferencias realizadas pela “Agrupación de Amigos del Libro”, entre 1976 e 1985, onde cada um dos escritores convidados, grandes nomes da literatura chilena, realizava uma autobiografia. 
«Carlos Nascimento faleceu no dia 12 de Janeiro de 1966.»
http://www.notaveisazores.com/index.php?static=personalidades&action=verPersonalidade&personalidade_id=326

Livraria Nascimento, na calle Ahumada, ca 1920






Abre hoje na Biblioteca Nacional de Chile uma exposição sobre a Editorial Nascimento. E Felipe Reys escreveu uma biografia, Nascimento, el editor de los chilenos, que, infelizmente, não conheço.


Sem comentários: