Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

À Mesa com ...

«O que faria eu sem o absurdo?
ou sem o fugaz?»
CHILES EN NOGADA                        Frida Kahlo, p. 124
Luz Martínez
Reza a lenda que em Agosto de 1821, quando o exército insurgente já havia ganho a guerra contra os espanhóis, as forças mexicanas dirigiram-se para a cidade de Córdoba, no estado de Veracruz, com a finalidade de assinar a Acta da independência, onde seriam representadas por Agustín de Iturbide. O então bispo de Puebla, Antonio Joaquín Pérez  Martínez, decidiu oferecer um almoço em honra de Agustín de Iturbide, aproveitando a passagem de tão ilustre personalidade por aquela cidade. Pediu às agostinianas do Convento de Santa Mónica que confeccionassem um prato que lhes dera fama por toda a região: pimentos recheados com molho de noz. As irmãs prepararam o prato com grande primor, decorando-o com as cores da bandeira dos insurgentes - o verde, dado pelos coentros, os vermelhos pelos grãos de romã; e o branco, apresentado por um molho feito à base de nozes.

Em especial para MR. Sei que não aprecia a Kahlo mas julgo que vai gostar deste livro.

2 comentários:

MR disse...

Obrigada. Não aprecio a Frida Kahlo porque acho a sua pintura um bocado escatológica. Mas aprecio (e muito) a Lila Downs.
Vou experimentar esta receita um fim de semana destes.
Bom sábado!

ana disse...

Tem razão.
Gosto da estranheza da Kahlo. Ofereceram-me este livro. Tem receitas boas, porém, esta parece-me trabalhosa.
O livro foca alguma história sobre a Kahlo e tem algumas pinturas. Tenho o Diário dela mas não tinha consciencializado que gostava de cozinhar para Diego.:))

Boa noite.