Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Leituras no Metro - 227

Lisboa: Objectiva, 2012

Fragmentos: poemas, cartas e notas íntimas reúne textos, escritos entre 1943 e 1962, que estavam na posse da viúva de Lee Strasberg. 
Tabucchi escreve no prefácio que «dentro deste corpo […] vivia a alma de uma intelectual e de uma poetisa de que ninguém suspeitava.»

«Vejo-me agora ao espelho, a minha sobrancelha franzida –se me aproximar muito vou ver aquilo que não quero ver – a tensão, a tristeza, a deceção, os meus olhos sem brilho, as faces avermelhadas por pequenos vasos que parecem rios num mapa – os cabelos que caem como serpentes. É a boca que mais me entristece, a seguir aos meus olhos quase mortos. Existe uma linha escura entre os lábios como os contornos de numerosas ondas levantadas por uma violenta tempestade – que diz não me beijem não me ridicularizem, eu sou uma bailarina que não sabe dançar.» (p. 153)
Estes textos acrescentam algo à controversa personalidade de Marilyn Monroe.

2 comentários:

Isabel disse...

Depois há-de dizer se gostou...
Boa noite:)

MR disse...

Gostei de conhecer esta faceta de M. M., mas acho que não vou reler. Já há muitos anos, li uma boa biografia sobre ela.
Bom dia!