Prosimetron

Prosimetron

domingo, 25 de outubro de 2015

Tarde no cinema


Jean- Jacques Annaud realizou mais um belíssimo filme, na senda de O Nome da Rosa, O Urso ou Sete Anos no Tibete: em português A Hora do Lobo, em francês e muito bem Le dernier Loup ( há em Portugal o mau hábito de dar nomes diferentes dos originais, creio que para serem originais). Baseado no livro Wolf Totem, do dissidente chinês que chegou a estar preso pela sua luta pela democracia, Liu Jiamin que o publicou com o pseudónimo Jian Rong e cuja identidade só muitos anos mais tarde foi revelada, conta  história (uma quase autobiografia do autor do livro) de um estudante chinês de Pequim enviado em 1967 para a Mongólia Interior, para ensinar mandarim a uma pequena comunidade de pastores nómadas, numa daquelas loucas políticas da Revolução Cultural e do Grande Salto em Frente de Mao Tsé Tung dos anos 50 e 60, que levou também ao extermínio de várias pragas que alteraram o natural sistema ecológico da produção de arroz e conduziu, entre outras causas, à Grande Fome que assolou a China e provocou mais de 30 milhões de mortes.
A zona onde o jovem foi colocado era infestada pelos lobos que dizimavam os rebanhos e que uma directiva do poder determinou que fossem dizimados.
O estudante Chen Zhen decide criar uma cria de lobo e é esta relação que domina o filme que o realizador expurgou de referências políticas, que no entanto estão subjacentes.
A beleza desolada e por vezes agreste das grandes estepes mongólicas, a música de James Horner e o excelente trabalho dos actores chineses, faz deste filme sino-francês um tempo de prazer a não perder, 

5 comentários:

M,Franco disse...

Será o próximo filme a ver!
Já vi "Um momento de perdição" e gostei.
A estrear esta semana, será "as recordações".
Boa noite e boa semana!

MR disse...

Ainda não vi nenhum dos aqui referidos, mas serão os próximos.
Tenho ido pouco ao cinema, os últimos que vi foram O Estagiário e Homem Irracional. Gostei de ambos, mas mais do segundo.
Boa noite!

ana disse...

Quero ver este filme. Gostei do Nome da Rosa.
Boa noite e obrigada pela partilha. :))

Isabel disse...

Deve ser interessante.
Se passar por aqui vou ver:)
Hoje fui ver o "Evereste", baseado numa história verídica.

Boa noite:)

M,Franco disse...

"O último lobo", seria a tradução correcta.
É uma extraordinária realização, eu diria
um grande filme na verdadeira acepção da palavra.
E faz pensar nos efeitos nocivos, da intervenção
do homem quando pretende alterar a natureza.
Penso que teria havido alguma ética em relação
às filmagens bastante violentas com os animais.